28/11/2013

A 7a semana ou A consulta



Percebi uma boa melhora em relação à semana anterior. O enjoo continuou, mas a indisposição melhorou e muito. O clima melhorou, o Sol saiu, ajudando a melhorar o humor. Tomei sorvete, tive vontade de comer mais coisas, me senti melhor. Ao acordar, o enjoo ainda vinha bem pesado, mas após o almoço eu me sentia muito bem. Mais feliz, mais bem disposta, mais animada.
Era uma semana de feriado nacional, decidimos ficar em casa mesmo, arrumar umas coisas do bebê que trouxemos da nossa viagem, outras muitas coisas que ganhamos do casal de amigos que tem um filhinho de 1 ano e tivemos a primeira consulta pré-natal.
A consulta foi ótima, descobri que emagreci 2 quilos desde que descobri a gravidez (me pesei no dia do resultado positivo). Conversamos muito, marido finalmente conheceu a Enfermeira Obstetra, tiramos dúvidas em relação a procedimentos pós-termo (após 41 semanas e 3 dias) - para quem se interessar: esperar nascer, com monitoramento mais frequente, chegando a acontecer a cada 2 dias após as 42 semanas - e conversamos sobre qual médica obstetra escolher, para fazer parceria com a Enfermeira Obstetra em nosso acompanhamento. Ela nos disse com quem sente mais confiança de trabalhar, gostamos da indicação, conversamos sobre valores das consultas e do parto, sobre como conversar com a família sobre nossas escolhas para o nascimento do bebê e chegamos ao assunto nevrálgico para mim: a cesariana.
Meu maior medo é precisar de uma cesariana. Detesto hospital, cirurgia, maca, soro na veia, médicos e enfermeiras que fazem coisas em você e não te explicam. Detesto não me sentir participando das decisões sobre meu corpo. Tenho verdadeiro pavor. Meu marido não fica atrás, detesta hospitais também.
Minha única experiência "cirúrgica" foi uma extração de siso e foi catastrófica. Fiquei tão nervosa que minha pressão subiu, piorando muito o sangramento e a dentista teve que interromper a cirurgia para conter um início de hemorragia, estabilizar minha pressão para depois continuar. Detalhe: eu não tinha nem 18 anos e minha pressão sempre foi baixa! A cada toque dela em mim eu pulava de susto, o que me fez levar muitas broncas. Ela e seu assistente conversando, com as mãos na minha boca e aquele cheiro de osso queimado, uma falta de ar...um filme de terror. Fiquei muito traumatizada!
Nunca fiquei internada e nunca passei por qualquer outra intervenção mais grave. Não tenho medo de tirar sangue em exames, já precisei tomar soro em 2 ocasiões na minha vida (mas em posto de saúde, com profissionais amigos que eu confiava totalmente), não é esse o problema. O problema é a vulnerabilidade. É me sentir um corpo sendo manipulado.
Mas sabemos que esta possibilidade existe. Segundo a OMS, cerca 15% de nascimentos por via cirúrgica é uma quantidade esperada, aceitável e previne mortes maternas e neonatais, logo não é uma percentagem tão baixa assim. Pode acontecer. Numa família de hipertensos e diabéticos (apesar de eu não ter nenhum problema de saúde até hoje), sei que algo pode acontecer e eu posso precisar de uma cesariana que, se bem indicada, irá salvar a minha vida e a do meu filho.
Mas eu tenho medo. Eu não quero. E eu preciso trabalhar isso em mim. A reflexão que a consulta me proporcionou foi bem profunda, eu não imaginava que tinha tanto bloqueio assim em precisar de uma cirurgia.
O que muitas mulheres já me relataram em relação ao parto, aquela ansiedade e medo de "o bebê está aqui dentro, como ele vai sair?", eu sinto em relação à cesárea. Espero que meu bebê possa sair pelo mesmo lugar que entrou, senão terei que me trabalhar muito para não ficar frustrada ou deprimida.
Agendada a cesárea não será, isto tenho certeza. Mas podem acontecer complicações que durante o trabalho de parto façam com que a cesariana seja bem indicada. Isso que me preocupa.
Mas temos um longo caminho pela frente para nos preparar. Para adquirir confiança e saber que vamos conseguir!

10 comentários:

  1. Oi Helena !!!!!

    Olha, realmente algo pode acontecer e que te obrigue a fazer uma cesária. Mas como vc está bem amparada pela enfermeira e pela médica obstetra, não creio que vc passe por uma.
    Não fique nervosa não !!! Tudo vai dar certo !!! Se vc ficar nervosa, a pressão vai subir e aí vc não poderá ter PN. Então fique calma ... não é hora de pensar em um plano B. Lá para o finalzinho da gravidez, caso vc tenha algum problema no meio do caminho, aí sim, vc deve pensar no plano B. Fora isto, tudo transcorrendo bem durante a gravidez, as chances de PC serão mínimas !!!

    Eu sou como vc ... odeio hospital, operação, médicos, soro, furos, injeções ... mas ao mesmo tempo, só de fazer um exame de sangue desmaio ... então preferi um PC por ficar com medo de não dar conta. ( e olha que mesmo sem ver nada, anestesiada ... fiquei morrendo de medo, comecei a passar mal no meio da PC, o anestesista teve que aplicar um remédio para enjoo pq eu ia vomitar e teve que me dar um remedinho para relaxar ..... ok, pode me chamar de fresca!!!). kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    Bom fds !!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maitê, querida, muito obrigada pelas palavras de serenidade e carinho!
      Fazem a diferença!
      Realmente acho um Parto Normal bem mais seguro e menos "sanguinolento" do que uma cirurgia, mas respeito seu posicionamento e sei que são tantos relatos de partos mal assistidos, de violência obstétrica...somos bombardeadas por tantas histórias tristes que realmente compreendo quando uma mulher opta por uma cesárea. Bom seria se todas tivessem a certeza de viver uma experiência de parto respeitosa e digna, para não terem que optar né!!!
      um beijão e parabéns pelo aniversário! Muita paz e saúde pra vc! (soube pelo blog da Helen que foi dia 01/12!!! )

      Excluir
  2. Oi, Helena! Tudo bem?

    Vi seu comentário no blog da Dani (Balzaca Materna) e cheguei até aqui. Tenho um bebê de 2 meses e meio e eu consegui meu VBAC! :D Foi lindo! Não há experiência mais linda que parir. Você vai conseguir! Eu tb morria de medo de ter que acabar em cesárea... Com confiança, empoderamento e doula, consegui! E, claro, com a equipe certa! ;-)
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda, Dany! Fico muito feliz por ter conquistado seu VBAC!
      Sem dúvida uma boa equipe é fundamental.
      Espero contar com sua visita mais vezes!
      um beijão

      Excluir
  3. Lena, te descobri escrevendo de novo, que delícia! Ainda mais sobre essa experiência tão bonita!!! Que saudade de bater papo de novo! Um beijinho da Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida, estava ansiosa esperando sua visita!!!
      um grande beijo com carinho

      Excluir
  4. Ah Helena,

    Só tenho a dizer que com o acompanhamento que você está tendo, existe a certeza de que se uma cirurgia for indicada é porque é realmente necessária pelo bem seu e/ou do seu bebê, não é mesmo? E nessas situações a gente infelizmente não tem que gostar, tem que fazer...

    Mas temos tudo para termos nossos filhos como a natureza previu. E quando digo TUDO, é principalmente informação e uma equipe bacana. Estou torcendo por nós duas =)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, eu também estou torcendo muito e construindo minha segurança e espantando meus medos pouco a pouco. Sem me pressionar, mas me forçando ao meu velho otimismo de guerra!
      Que possamos em breve comemorar nossos partos e nossos filhinhos chegando a esse mundo do modo amoroso como planejamos.
      Beijos

      Excluir
  5. Helena, passei a gestação inteira com teu mesmo medo. Tinha pânico de precisar de uma cesárea. Pânico. Felizmente consegui o PN, ainda que com epidural. Mas pronto, foi o meu parto. Durante o TP inteiro (talvez por as coisas evoluírem sem problemas ), até esqueci que cesárea existia. Acho que você tem que seguir bem amparada, informada, empoderada. Vigiar a saúde, cuidar de si e do bebê. Confiança sempre na sua capacidade de parir. Se, por ventura, um problema surgir, e ela for mesmo necessária, você estará pronta também. Acredite que sim. Console-se em saber que o procedimento pode ser feito pelos motivos justificáveis e não porque o GO quis.
    Boa sorte no caminho!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romana, que prazer ler seu comentário! Leio sempre seu blog e fico muito feliz de compartilhar com você meus escritos!
      Confiança e uma boa equipe são fundamentais!
      um beijão pra vc e outro pra Malu lindona!

      Excluir

Se gostou ou não do texto, compartilhe comigo sua opinião! Responderei logo abaixo de seu comentário. Volte sempre para novas leituras!