26/11/2013

A 5a semana ou As cólicas



A 5ª semana começou estranha. Eu estava muito serena e tranquila, confiante, feliz. Mas tive muitas cólicas, cólicas leves, mas que duravam o dia todo, mas laterais da barriga, bem embaixo. Claro que fiquei preocupada.
Eu planejava iniciar o pré-natal só depois da primeira ultrassonografia, após ver a implantação do embrião e tal. Já tinha marcado a ultra pra 8ª semana, mas ainda estava longe e essas cólicas me incomodaram um pouco.
Resolvi ligar para a Enfermeira Obstetra/Parteira que me acompanhará. Já nos conhecemos, sou aluna dela num curso e ela comemorou muito a gravidez e me tranquilizou. Falou que as cólicas são normais e que é por causa da implantação do embrião no útero, que todo o tecido uterino fica diferente e em algumas pessoas fica bem dolorido. Ufa, que bom!
Eu tinha uma viagem marcada há meses: uma grande amiga ia ter seu bebê e eu marquei minha passagem para a DPP dela, mesmo sabendo da incerteza do nascimento. O bebê nasceu 1 dia antes da minha chegada, parto natural, lindo, ótima recuperação.
Os enjoos começaram, de leve. Se ficava de estômago vazio, não sentia fome, mas enjoo. Qualquer coisa doce me parecia intolerável, logo eu que sou viciada em doces e não fico 1 dia sem beliscar alguma coisinha.
Senti também um pouco mais de cansaço, de maneira geral. Uma necessidade de descansar, de diminuir o ritmo.
Foi muito interessante acompanhar uma recém-parida estando grávida. Uma sensação muito bonita de aprendizado. Já tinha acompanhado pós-parto das minhas 3 irmãs, mas todas tiveram seus filhos por cesariana. Fiquei encantada com o pós-parto de quem passou por um parto natural, sem intervenções, sem nem ter laceração.
Minha amiga estava bem, alegre, sem dores. Percebi nela uma grande vitalidade, muito diferente de uma recuperação cirúrgica, onde mal se consegue manter a postura ereta e levantar da cama é torturante. A barriga dela ficou muito pequena, achei impressionante! Quase normal, só um pouco molinha. Óbvio que ela estava cansada, o início da amamentação não é fácil, é dolorido, as noites são exaustivas, mas o semblante dela era outro. De prazer, de vivacidade. Mais um ponto a favor do parto natural!
O bebê era lindo e sereno e gordinho. Curti demais. Mas algo me chamava de volta pra casa. Uma saudade do ninho, do meu companheiro, da minha casa. Uma vontade de reclusão, de estar comigo mesma. Uma outra amiga fez um trocadilho perfeito: vontade de ficar chocando. E foi isso mesmo.
Gastei algumas muitas Dilmas e antecipei a passagem. Ao invés de ficar 1 semana fora, fiquei menos de 4 dias.
Foi a melhor decisão que tomei...porque a 6a semana não foi moleza, não!

6 comentários:

  1. Nem me fale ... tive cólicas bem fortes no início. Como na época minha mãe estava internada com um problema sério de saúde, passou 15 dias na uti, eu tive que ficar sozinha com a minha avó no Rio de Janeiro (neste período só eu sabia que estava grávida) ... pensei que ia perder o bebê por conta do nervoso e das dores. Graças a Deus, correu tudo bem !

    Beijinhos e se cuide !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maitê, querida, obrigada pela visita!!!
      Volte sempre!!!
      Grande beijo

      Excluir
  2. Oi, Helena! Retribuindo a visita e estreitando a amizade. Estarei sempre aqui. Corri o olho pelas postagens e me identifiquei super! Assim que tiver um tempinho, venho devorar. :)
    De novo: parabéns pela gestação!!! Força na peruca aí nesse primeiro trimestre. rsrs
    PS: Vc sabe que o seu blog tem aquela coisinha de confirmar as letras? Aviso só pq tem gente q nao sabe. :s

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana! Obrigada pela visita e por me linkar no seu blog! Que emoção! Sou sua leitora desde o início do blog!!!
    E agradeço por avisar, vou corrigir essa questão das letrinhas...sou totalmente leiga e vou criando o blog dando cabeçadas!
    um grande beijo e volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Então, tive bastante cólica também, por alguns meses! Pelo que entendi é bem normal, o corpo se ajustando... cansaço extremo e vontade de chocar TOTAL por aqui também, hehehe. Acho que agora tô começando a entrar na fase de ninho. Fico rearrumando as malas com as coisas da bebê o tempo todo (sim, tudo em malas porque vamos nos mudar então nem me dou o trabalho de abrir espaço no armário). Com mudança à vista então, quero resolver tudo pra ontem! Afff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, querida. Achei importante falar das cólicas pois pouca gente sabe que é normal...logo vem o medo de estar algo errado ou da perda do bebê. Esse início achamos que tudo é tão frágil, estamos inseguras.
      Mas a vida é uma força imensa e temos que confiar em nosso corpo e na sabedoria da natureza. As cólicas como sinal de mudança e não de problemas, né!
      Cuide do seu ninho, que logo vem Natal e logo tem Bianca na área!
      um beijão

      Excluir

Se gostou ou não do texto, compartilhe comigo sua opinião! Responderei logo abaixo de seu comentário. Volte sempre para novas leituras!