21/01/2014

A 14a semana ou 2014



E foi na 14ª semana que o ano de 2014 chegou! Interessante, né! O ano do quê? Da minha maternidade, do meu mestrado, do meu parto...sem dúvida, será um divisor de águas!
Fiquei muito sensível, demais, por ter passado o ano novo longe da minha mãe e irmãs. Chorei um rio! Mas para estarmos juntos eu teria que pegar muito trânsito, engarrafamento, cidade lotada, dormir mal acomodada...mas mesmo assim eu queria estar perto! Se em termos práticos, estar com elas seria uma grande furada, era o que meu coração queria e pedia...mas não rolou. Então fiquei muito chorosa, tristinha, deprê.
Mas o ano novo foi muito bom, passei com a família do marido, descansamos muito, Sol, cachoeira, uma delícia!
A barriguinha saliente já dá uma sensação boa, de "grávida". Comecei a comer melhor, meu apetite se normalizou, o que estava me fazendo muita falta!
Comecei a sentir muita dor no seio. Umas pontadas bem dentro do seio, como se fosse na glândula. Fui ler a respeito e soube que é nesta semana que as glândulas começam a se preparar para produzir o leite e que algumas mulheres sentem dor, inchaço e até já pode sair colostro. Senti muita dor e os seios aumentaram bastante de tamanho.
Liguei pra Enfermeira que me acompanha e ela sugeriu fazer bolsa de água quente, 3 vezes ao dia, que era normal. É que a preparação das glândulas pode causar uma ligeira inflamação em algumas pessoas. Tem mulheres que tem até que tomar anti-inflamatório! Mas não foi meu caso. Fiz uma bolsa improvisada: enchi uma meia com arroz cru, dei um nó na ponta e colocava no microondas 40 segundos para esquentar. Ficou uma delícia! Macio por causa da meia e até o cheirinho do arroz era gostoso. Tive que improvisar pois era domingo e onde eu estava não havia farmácia aberta para comprar a bolsa. Deu certinho. Fica a dica pra quem precisar!
Me inscrevi no site Guia do Bebê para receber aqueles informativos semanais. Confesso que eu estava com uma certa resistência a esses boletins, acho meio pasteurizados, tipo: "você está sentindo tal coisa"...como se todo mundo fosse igual. Mas tive que dar o braço a torcer, pois foi lá que li que na 14ª que eu poderia ter dor no seio. Aí me inscrevi e estou achando legal, uma referência bacana de como está o bebê e tudo o mais. Basta lermos criticamente e termos a certeza de que cada um é um, né?
Para finalizar a semana, atendi um parto como doula voluntária e realmente tive a certeza de que estando grávida é muito mais cansativo. Ficarei só com minhas duas queridas gestantes até o final mesmo, nada de aceitar mais acompanhamentos, porque realmente é muito exaustivo! E quando temos vínculo prévio com a gestante é realmente diferente - não era o caso na situação desta semana, onde entrei só no momento do parto, sem ter tido um acompanhamento durante a gestação.
E que venha a 15a!

Um comentário:

  1. Parabéns eplo novo ano, pela vida que se gera e pela força.
    Feliz 2014, 15, 16, etc... Hoje e sempre, cheios de saúde e paz.o/

    ResponderExcluir

Se gostou ou não do texto, compartilhe comigo sua opinião! Responderei logo abaixo de seu comentário. Volte sempre para novas leituras!