16/12/2013

Planejado?

Pois é...comecei a falar no último texto sobre os palpiteiros de plantão.
Sinceramente, os palpites alheios não me incomodam.
Na família, entendo como demonstração de carinho e preocupação, mesmo que muitas vezes eu tenha que fazer aquela cara de paisagem básica (geralmente sobre parto, amamentação, etc.). Mas acho que uma gestação é algo que mexe com muitas lembranças e opiniões dos outros e é difícil a pessoa guardar certas coisas para si ao invés de despejar na primeira gestante que encontra. Quando concordo com o comentário, me manifesto. Quando discordo, costumo calar ou pontuar delicadamente algumas coisas...outras eu simplesmente ignoro.
Os estranhos que vem palpitar eu ignoro solenemente sem peso na consciência. Sabe aquele: "ãrram, tá"? Uso sempre, sem medo de ser feliz! Não estou nem aí, mesmo, silencio educadamente! Fila preferencial é o local privilegiado para isso...sempre que falamos: "sou gestante", pronto! Lá vem a enxurrada de palpites e perguntas!!!
Agora, duas coisas me surpreenderam desde que venho lentamente contando da gravidez. A primeira é que logo depois dos "parabéns", vem a pergunta: "já sabe se é menino ou menina?". Eu realmente não imaginei que seria tanta curiosidade assim sobre este assunto! Antes de engravidar, eu e meu marido havíamos combinado de não sabermos o sexo do bebê antes do nascimento. Mas foi só eu engravidar pra mudar de ideia!!! Marido ficou tristinho, mas eu realmente estou muito curiosa e querendo saber para poder organizar melhor as coisas...nome, roupas, etc. Não que eu vá fazer uma ultrassonografia por mês, de jeito algum. Mas quando der para ver, desejo saber. Mas a ansiedade alheia a este respeito me pegou realmente de surpresa! Não pensei que fosse tanta assim!
A segunda pergunta que mais tenho ouvido quando conto que estou grávida é: "foi planejado?". Sério, esta pergunta eu não consigo entender.
Para início de conversa, acho esta informação extremamente íntima para o casal. Se o casal está planejando, pode decidir comentar com alguns amigos mas pode também querer manter reservas sobre a questão. Já temos tantas ansiedades em relação a quanto tempo vai demorar para engravidar, se conseguiremos ou não, tantas cobranças internas, que o mais comum é o casal não comentar com ninguém - ao menos os casais que eu conheço. Sempre que alguém nos perguntava quando iríamos ter filhos, respondíamos: é um projeto para 2014. Não comentamos para quase ninguém que estávamos tentando.
Por outro lado, se o bebê não foi planejado, o que isso importa? Faz realmente alguma diferença para alguém, fora o casal? Alguns casais se desesperam logo que recebem a notícia, mas com o tempo se alegram com a ideia e quando chegam a contar para os familiares e amigos, é porque decidiram levar a gravidez adiante e querem dividir a novidade. Por que lembrá-los deste período que foi descobrir uma gestação não planejada? Vai acrescentar o quê na experiência do casal ou na vida de quem quer saber?
Outros casais não planejaram e recebem a notícia com imensa alegria. Tem também os "sem querer querendo", casais que não planejam ter filhos agora, mas também não estão lá evitando muito. Tem mulheres em idade fértil que tem uma vida sexual ativa e engravidam de algum homem. Tem homens em idade fértil que tem uma vida sexual ativa e engravidam alguma mulher. Há toda uma infinidade de matizes entre as respostas foi planejado ou não foi planejado...que diferença faz?
Os familiares e amigos íntimos certamente sabem se aquela gravidez foi ou não planejada. Os que não sabem, é porque não tem que saber!
O que mais me aborrece nessa pergunta é o machismo e moralismo implícitos. Quando alguma mulher admite: não planejamos a gravidez ou não planejei a gravidez, o mais comum é que ELA seja condenada por isso, nunca o homem. E lá vem mais uma enxurrada de perguntas: mas por que não tomou pílula? Por que não evitou? Engravidou por que quis, fala a verdade? Se o relacionamento não pressupõe que o casal more junto ou seja casado, lá vem mais julgamento ainda! Engravidou para prender o cara, para conseguir pensão, porque já está passando da idade e todos os mais variados julgamentos sexistas, machistas, moralistas e escrotos que existem.
Eu não fui uma filha planejada. Meu marido também não. Crescemos ouvindo todo o tipo de piadinhas, como "filhos da pílula" e por aí vai. Meus pais tinham quase 20 anos de casados e 5 filhos quando eu nasci. E minha mãe sempre ouviu todo o tipo de censura possível, pois teve 6 filhos. Minha sogra ouviu muitos julgamentos por ter tido 3 filhos em um espaço curto de tempo, enquanto estava ainda na faculdade. Tivemos problemas e felicidades como qualquer outra criança, fomos amados, educados, nossos pais erraram e acertaram como todos os outros, independente do planejamento familiar!
Talvez por essa razão eu abomine este tipo de comentário. Acho invasivo e preconceituoso. Me vem à cabeça mil respostinhas atrevidas e desagradáveis quando a ouço...como: "não foi planejado, não, inclusive doaremos para adoção assim que nascer"...e por aí vai.
Mas obviamente, sempre que vou responder, dou um sorrisinho amarelo e digo: "foi sim, estávamos tentando" e me solidarizo com todas as mulheres que não planejaram seus filhos, que não são casadas, que não são monogâmicas, que não são heterossexuais e que não tem uma resposta tão agradável aos ouvidos dos questionadores de plantão sobre sua vida sexual e reprodutiva.
Fico pasma de haver tanta modernidade e liberdade proclamada por aí e ainda se afirmarem tantas caretices, tantas patrulhas dos corpos e vidas alheias por aí!

8 comentários:

  1. Eu confesso .... sou MEGA curiosa e sempre que alguém me conta que está grávida, eu pergunto as semanas e logo depois se já sabe se é menino ou menina. Não resisto. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    Quanto ao fato de ser planejado ou não ... para mim, isto não importa. Importa é a gravidez e a felicidade do casal em receber um serzinho tão importante.

    Ótima semana querida !

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! a curiosidade é natural, eu só não sabia que era tanta!!!
      beijinhos e bom natal!

      Excluir
  2. Nossaaaa me cobravam muito saber o sexo, porque eu só soube com 20 semanas quando fui fazer a morfológica e estava ali na tela... Nesse caso eu achava que não tinha mesmo porque não ficar sabendo, mas optamos por não fazer nenhum exame só pra descobrir o sexo. Acho tranquilo também quem quer saber cedo, cada um de um jeito. Mas quando eu dizia que a alegria era a mesma qualquer que fosse o sexo, que eu não estava com pressa de saber... Afff
    As pessoas entendiam que eu não me importava com o meu próprio bebê a ponto de o sexo dele ser indiferente pra mim! Ouvi isso algumas vezes: que horror, você não se interessa em saber do seu próprio bebê?!
    Era bem chatinho mesmo, mas passou assim que eu descobri que era uma menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e algumas vezes eu respondi "sei sim o que é, é um bebê!". Hahaha meio mal educado mas eu só fazia quando eu sabia que a pessoa ia encarar com bom humor.

      Excluir
    2. Pois é, engraçado né! confesso que estou tão feliz de saber que tudo vai indo bem com a gestação, o bebezinho, que isso ficou realmente em segundo plano. Um beijo!

      Excluir
  3. Isso de querer saber o sexo é chato mesmo! Sobre os palpiteiros, eu fazia cara de alface sempre! As pessoas vão palpitar sempre, cobrar sempre... Nós que precisamos nos preservar. Mas que é chato, é. Eu fui bem mal educada algumas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não me irritou a ponto de ser mal educada não. A questão da curiosidade acho bem natural. O lance de ser planejado que eu estranho, sabe, acho preconceituoso!! um abraço

      Excluir
  4. Prepare-se para muitos mais palpiteiros qdo o baby nascer... rsrs... a sensação é q não acabarão nunca! Tem que providenciar muitas paisagens pra pôr na cara! haha!

    ResponderExcluir

Se gostou ou não do texto, compartilhe comigo sua opinião! Responderei logo abaixo de seu comentário. Volte sempre para novas leituras!