06/03/2014

As 18a e 19a Semanas ou A delicadeza



Como já era de se esperar, deixei passar tempo demais e não lembro direito o que houve na 18ª semana. Senti mais vontade de comer o que eu gostava antes...doces, massas, bobagens. Confesso que manter os hábitos de grávida se sentindo tão bem é difícil, viu? Vontade de refrigerantes...besteiras em geral. Mas segui me controlando muito no refrigerante e pouco nos doces, porque o negócio é realmente gostoso.
O calor no Rio de Janeiro ultrapassou e muito os 40 graus e chegar ao trabalho com mega engarrafamentos num ônibus sem ar condicionado foi bem difícil.
Mas no geral, tudo muito bem! E a bolotinha caminhando pra lá e pra cá na barriga, bem de leve, geralmente de noite.



A 19a semana marcou o início de um novo projeto profissional, o grupo de apoio ao parto Maternidade Suave, que se reúne quinzenal e gratuitamente na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Fui convidada para coordena-lo, junto a duas amigas doulas e a primeira reunião foi bem nesta semana.
A reunião foi ótima, começou com o pé direito!
Realmente aposto na suavidade e na delicadeza para levar a vida, quando possível. A maternidade então, principalmente. Muitas cobranças, muitas regras aqui e acolá, muito julgamento. No ativismo do parto às vezes a mão fica um pouco pesada e informação e julgamento muitas vezes se confundem, o que não gosto. Essas duas amigas pensam de forma muito parecida e creio que conseguimos criar um espaço de discussão rico, repleto de informação, sem mitos, mas com suavidade e delicadeza.
Fiquei sem o marido e dirigi mais de 150 km sozinha, visitei meus pais, vi algumas tias, me senti bem, foi muito bom. Não gostei de dormir sozinha sem ele em casa, mas isso eu já não gosto mesmo.
Começou uma certa ansiedade para o ultrassonografia morfológica, que será feita com 22 semanas. Todos começam a perguntar (e perturbar) se espero um menino ou uma menina, enquanto eu só me preocupo se está tudo bem, se os órgãos estão todos no lugar, funcionando bem.
A barriga está bem grandinha, bonitinha, gravidez óbvia e comentada! Na rua, no transporte, todos perguntam, querem saber. Na grande maioria das vezes, demonstrando apreço e empatia. Algumas vezes com os infinitos pitacos...faz parte!

Um comentário:

  1. Que delícia !!!!! E a barriguinha vai crescendo !!!

    Menina, soube deste calor no Rio ... me senti até mal por vcs. Acho que não suporto mais esta temperatura ... É muito calor. Imagina passar por isto grávida????

    Nem me fale de comida ... eu abusei muito nas primeiras semanas, cheguei a engordar 5 quilos em 1 mês e meio ... mas depois segurei a boca (apesar de fome gigante)... no final engordei 14 quilos no total.

    Beijinhos enormes !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Se gostou ou não do texto, compartilhe comigo sua opinião! Responderei logo abaixo de seu comentário. Volte sempre para novas leituras!