10/03/2014

As 20a. e 21a. semanas ou O medo



Na 20a. semana o armário e a cômoda que compramos foram entregues e montados. Nem acreditamos, foram 5 dias antes do prazo dado pela loja. Tão bom comprar e ficar satisfeita com o que se comprou, com o atendimento. Os montadores uns fofos, simpáticos, ágeis e corretos, gostamos muito.
Planejávamos iniciar a pintura do quarto neste final de semana, mas fomos surpreendidos pela montagem dos móveis - obviamente gostaríamos de ter pintado o quarto ANTES deles terem chegado, mas ficamos tão felizes com a entrega que nem nos abatemos. Compramos as tintas e uma lona bem grande para cobri-los e iniciamos a pintura. Escolhemos um tom azul bem clarinho, tom sereno e que gostamos muito, além de acharmos azul uma linda cor para ambos os sexos.
Fiquei fissurada na música Aquarela, do Toquinho e vendo o clipe nos encantamos com os desenhos. Como meu companheiro tem uma tia com incríveis dotes artísticos (pintura, desenho, artesanato), decidimos pedir a ela que fizesse uma pintura na parede, para que possamos cantar a música para o bebê. Encontramos com ela, conversamos e ela topou.



Desde o início, sempre desejei um quarto que fosse infantil, alegre, de criança. Não gosto de coisas muito pastéis e gugu-dadá, para bebezinhos, porque acredito que o quarto será, num primeiro momento, mais para guardar as coisas do que o bebê, visto que ele ficará a maior parte do tempo comigo, por causa dos meus planos de amamentação em livre demanda, que exige que o bebê esteja perto e não no cômodo ao lado. Sendo assim, o quarto deverá ser algo que dure anos, até que o bebê vire criança e possa desfrutá-lo e se sentir bem lá.
Ao mesmo tempo, desejávamos algo com um significado, algo bonito, mas lúdico e esta música foi perfeita. Me emociono muito ao ouvi-la e ao assistir o clipe, principalmente a parte:
"Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
Depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá"



Atingimos a metade da gestação e um misto de saudade e ansiedade começou a tomar conta. Sim, passou bem rápido essa primeira metade, ao mesmo tempo que foram muitos dias de amadurecimento e reflexão.
Comecei a ficar MUITO nervosa com a ultrassonografia da semana que vem. Muito mesmo. Me deixei tomar pela sombra novamente. Preocupada, chorosa, calada, pensativa. Humor flutuante, hormônios tomando conta. Marido sofreu e foi compreensivo na medida do possível.
Menos mau que tivemos consulta com a Enfermeira Obstetra e ela já nos recebeu falando ser muito comum nesta fase da gestação os temores de se o bebê está bem, o medo de alguma anomalia e a neurose de que talvez não merecemos ser totalmente felizes. Obviamente desabei a chorar e fui maravilhosamente acolhida. Conversamos muito, trabalhamos os medos, ela conversou com meu companheiro para que ele soubesse como me apoiar e ter paciência para me compreender, já que ele é muito positivo e acha que eu deveria ser mais confiante.
Mas as sombras estão lá e de vez em quando elas surgem e tomam a cena. Bom é poder ser acolhida e cuidada nessas ocasiões. Como psicóloga, tenho a mais profunda certeza de que falar a respeito é fundamental e trabalhar esses medos falando deles e os exorcizando é muito importante para não sobrecarregar o sistema aqui!
Engordei 700 gramas desde a última consulta, mas ainda não atingi o peso que eu tinha quando engravidei (58kg). Estou com 56,7 kg. O altura uterina está 24 cm, 2 cm a mais que o esperado, mas sem problemas. Ouvimos o coraçãozinho no sonar e o bebê mexeu demais, escapava toda hora, foi lindo. Novamente a Enfermeira abordou o bebê com aquele carinho e respeito que me emocionam. Saí de lá flutuando!
No final de semana o quartinho ficou quase que totalmente pronto, só faltando os detalhes decorativos. Fiquei felicíssima! Entrar lá e saber que todas as coisas da pessoinha estão lá, guardadas com carinho, construindo também um lugar pra ela...muito bonito e emocionante.
E que venha a próxima metade!!!

Um comentário:

  1. You should be a part of a contest for one of the most useful
    sites on the net. I'm going to recommend this
    web site!

    Feel free to visit my web blog: hvordan låne penger til oppussing

    ResponderExcluir

Se gostou ou não do texto, compartilhe comigo sua opinião! Responderei logo abaixo de seu comentário. Volte sempre para novas leituras!