25/03/2014

A 22a Semana ou Revelando



A semana da ultrassonografia morfológica. E da tensão, confesso. A vida se encaminhou de um jeito que eu estava sem trabalhar (por uma licença médica por causa do calor de 50 graus) e minha mãe veio passar uns dias comigo, em minha casa.
Providencial! Nem eu tinha noção do tamanho do desequilíbrio emocional que eu estava. Muito nervosa, ansiosa, chorosa. Precisando muito de cuidado e acolhimento. Meu marido trabalhando demais, alguns dias por mais de 12 horas, chegando em casa muito cansado, eu ficando muito sozinha e desamparada.
Uma confluência de acontecimentos fez com que minha mãe viesse, não foi nada planejado e por causa do meu estado emocional, não, foi um presente da vida mesmo. Minha mãe é um caso a parte. Somos muito amigas, ela é extremamente carinhosa e cuidou de mim como ninguém. Cuidado de mãe mesmo, de conversar, fazer comida, deitar junto, fazer carinho. Eu estava precisando demais.
No meio da semana fomos lá, fazer o exame. Eu daquele jeito, nervosíssima. Meu celular não parava um minuto. Whatsapp, facebook e mensagens de celular, todos querendo saber se era menino ou menina e me colocando mais nervosa ainda. Eu só queria estar no casulo e ver se o bebê estava bem, mais nada. Ainda tinha toda a satisfação social a dar, que saco!
Escolhi muito bem a médica que faria o exame, pois não queria ouvir piadinhas sobre minhas escolhas de parto. Quem fez foi uma médica humanizada aqui do Rio que eu ainda não conhecia pessoalmente, só de nome. Qual não foi minha surpresa quando vejo que ela tem a minha idade, bem jovem e alegre, perfeita para a ocasião.
Quando coloca o aparelho na barriga, aparece os fundilhos do bebê, bem a parte genital - o bebê estava de cabeça pra baixo e ela posicionou o aparelho na parte alta da barriga. Logo vi duas bolinhas na tela. Ela pergunta se temos preferência de algum sexo e eu só respondi que meu marido (e todo o resto do planeta) achava que era menino e que eu estava vendo ali as duas bolinhas (que imaginei serem os testículos, do alto do meu diploma em radiologia rs). Qual não foi minha segunda e maior surpresa da manhã quando ela diz: então todos erraram, que é uma MENINA. Aquilo ali são os lábios, é uma vulva ali! Fiquei assim:



Completamente CHOCADA! Gente, são 5 meses ouvindo TODOS os pitacos possíveis e imagináveis de que este bebezinho é menino. Do meu marido, da família, do pessoal do mestrado, das vizinhas, do povo que nem me conhece e na rua pergunta...pelos mais variados motivos: porque tive enjoo, porque estou cheia de espinhas, porque minha barriga é pontuda, porque eu estou bem magrinha, porque sei lá...porque é menino e pronto.
Até eu acreditei, acabei achando que era menino e me preparei para isso. O que eu não falei para NINGUÉM desde que pretendia engravidar é que meu sonho sempre foi ter uma filha. Quem me conhece há anos sabia disso, mas como nunca mais falei nada, o assunto caiu no esquecimento.
Eu nunca falei nada porque realmente a partir do momento que se faz a escolha de ter um filho isso passa a ser menos importante. Filho é filho e será amado, sendo menino, menina, sendo menino que quer virar menina ou vice-versa. Será educado e amado por mim da mesma forma. E eu acho que é o tipo de coisa que não se pode "querer". Se escolhe ter um filho e se roda a roleta. A vida dirá. Se terá os cromossomos no lugar, os órgãos, se será isso ou aquilo, não nos cabe mais escolher. A escolha é ter ou não ter filhos.
Mas na hora que a médica falou, me veio à cabeça tudo que sempre pensei. Em 1997 quando menstruei pela primeira vez e pensei que eu queria sim ser mãe, nas bonecas que brincava, no vestidinho que comprei em Salvador em 2008 para uma futura filha que eu tivesse...nossa, que sonho! Fiquei muitíssimo feliz!
Depois vieram quase 40 minutos de medições de órgãos e sempre após o silêncio da médica enquanto media, vinha uma exclamação: maravilhoso, que beleza ou coisas do tipo, indicando que estava tudo bem.
Que alívio! Parecia que 1 tonelada saía dos meus ombros, do meu peito. Saí da clínica como que renascida, o céu azul, tudo lindo, tudo alegre. Feliz demais pela saúde da filha e por ela estar aqui me habitando e me surpreendendo.
Relaxei totalmente, avisei a todos, curti um dia delicioso com minha mãe, comprei uma roupinha pra neném, para marcar o momento...ufa, bom demais!
465 gramas, coraçãozinho batendo a 145 bpm e minha menininha aqui, mexendo e pulando, saudável e aguardando o dia de vir pra esse lado de cá.
Felicidade define!

4 comentários:

  1. Primeiramente ... PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que venha uma menininha bem fofinha, cheia de saúde e sorridente !!!!!

    Aqui em casa o mundo tb achava que era um menino, pois na família do meu marido, nos últimos 50 anos ... sim .... ANOS ... só nasceram meninos !!!!! hahahahahahahahhahaha ....

    Deixa eu te perguntar uma coisa ... o que o médico que faz a ultrassom tem a ver com a sua escolha de parto ???? Estou perguntando pq nenhuma das vezes que fiz ultrassom ... nenhum dos médicos perguntou ou falou nada . Aí fiquei aqui pensativa .... Será que até nestes exames, quem escolhe um PN humanizado não tem paz ??????

    Querida, procure ficar calma agora viu ??? Vc precisa estar bem para a sua fofuchinha estar bem !!

    Beijinhos enormes !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maitê, sempre carinhosa nos comentários!
      Então, vc nem imagina!!! Muitos ultrassonografistas adoram aterrorizar as gestantes em geral, as que querem parto normal em particular.
      A médica que fiz a translucência nucal, por exemplo, frisou muitas vezes que minha placenta estava baixa, sendo que com 12 semanas isso não importa. Alguns comentam sobre a posição do bebê (estar sentado ou transverso) com 22 ou 24 semanas, sendo que também não importa.
      E o que dizer do cordão umbilical assassino, que condena muitos bebês à cesariana sem que as mães queiram, graças aos comentários terroristas feitos ao final da gravidez, naquele ultimo ultrassom!
      E como meu estado emocional estava péssimo, eu não queria ouvir NENHUM comentário desse tipo, pode ter sido exagero meu!!!
      um beijo grande querida e mt obrigada por voltar sempre e comentar, viu!

      Excluir
  2. Oi Helena!

    Estou acompanhando teu blog há pouco tempo e me identifico bastante com as coisas que você escreve. Sempre acho suas colocações muito sensatas e suas escolhas pelo parto humanizado fazem com que eu queira acompanhar sempre seus relatos.
    Parabéns pela menina que Deus te enviou. Muita serenidade e calma para aproveitar bastante essa fase da gestação que é uma delícia.
    Um beijo,
    Priscila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Agradeço os elogios e espero que siga nos acompanhando!
      Volte sempre!
      um beijo carinhoso
      Helena

      Excluir

Se gostou ou não do texto, compartilhe comigo sua opinião! Responderei logo abaixo de seu comentário. Volte sempre para novas leituras!